Cobrindo as lacunas de comunicação em um espaço de trabalho diverso

Com as empresas globais se tornando cada vez mais multiculturais, é hora das organizações abordarem a necessidade de comunicação intercultural e inclusão no ambiente empresarial para educar sua força de trabalho diversificada.

Com as empresas globais se tornando cada vez mais multiculturais, é hora das organizações abordarem a necessidade de comunicação intercultural e inclusão no ambiente empresarial para educar sua força de trabalho diversificada. Um local de trabalho multicultural exige um alto nível de entendimento e comunicação constante.

É por isso que a comunicação intercultural e a formação linguística são essenciais, mantendo o ambiente de trabalho diversificado e inclusivo. Uma boa comunicação entre os colegas é a chave para uma partilha eficaz de conhecimentos, processos de tomada de decisão, alinhamento de negócios e desempenho em geral. Embora pareça melhor escolher uma “língua oficial” para usar no local de trabalho para facilitar e padronizar a comunicação em sua organização, ela ainda deve ser associada ao uso do idioma local ou nativo, pois os idiomas locais são tão importantes para os negócios quanto o oficial.

Benefícios do Treinamento de Idiomas para Empresas

Ter cursos de comunicação transcultural e trilhas definidas de aprendizado podem ajudar seus funcionários a interagir com seus colegas de diferentes origens. Gerentes de departamentos diferentes também devem ter aulas de idiomas que os ajudarão a gerenciar melhor a diversidade entre as equipes.

Abaixo estão listadas algumas vantagens do treinamento de idiomas para o seu negócio:

O treinamento de idiomas promove o valor de outras culturas.

Fornecer o treinamento de idiomas para os seus colaboradores mostra que você valoriza a diversidade e cria uma cultura de inclusão na sua empresa. Ao permitir que eles aprendam uma nova língua, você dá a oportunidade de explorar diversas culturas, o que é muito benéfico para sua interação com negócios e parceiros estrangeiros.

different flags of countries

Cria consciência das diferenças de comunicação entre as culturas.

Como a linguagem impacta nossa forma de pensar, é fundamental que a sua equipe saiba se comunicar com as pessoas de acordo com a nacionalidade delas, adaptando-se quando necessário. Uma maneira de ver isso em ação é saber que os asiáticos têm culturas de alto contexto em comparação com os europeus e americanos que, em sua maioria, têm culturas de baixo contexto. Por exemplo, fazer negócios com os japoneses muitas vezes leva mais tempo porque você deve primeiro construir uma relação com eles antes de realmente mergulhar no âmago da negociação. Por outro lado, os americanos são mais diretos no trato com os colegas. Portanto, é importante ter o conhecimento e habilidades linguísticas ao se comunicar com outras pessoas de diferentes origens.

Auxilia os seus colaboradores a construir melhores relações com colegas de trabalho e clientes.

Como também há diversidade entre seus clientes, ter um treinamento de idiomas ajuda os seus colaboradores a lidar como todos os tipos de consumidores da sua base. Alguns podem pensar que a linguagem é apenas um meio de comunicação que é usado por conveniência, mas é questão é que o idioma também é uma ferramenta cultural e social. Então, imagine que os seus colaboradores possam utilizar mais de uma língua no trabalho, criando laços mais fortes e tendo mais confiança nas relações.

Facilita trocas mais rápidas e fluxos de trabalho mais suaves.

Quando as pessoas se disponibilizam para aprender uma nova língua, elas se tornam mais empáticas com os outros. Por isso, o treinamento de idiomas auxilia sua equipe a lidar com as diferenças internas, enquanto constroem relações profissionais mais fortes e passam a se conhecer mais. Dessa forma, os colaboradores passam a se relacionar melhor e criam uma boa dinâmica no espaço de trabalho e aceleram os fluxos de trabalho em sua organização.

man assisting a visually impaired person

É visto como um benefício premium

Apesar do treinamento corporativo ser uma necessidade de todas as organizações, ter um treinamento de idiomas no seu T&D, ainda é visto como um benefício para apenas alguns colaboradores.

Proporciona uma vantagem sobre a concorrência

Com as razões mencionadas acima, ter um treinamento de idiomas em sua organização é uma ótima forma de adquirir vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Isso apenas mostra que você está fazendo o seu papel em entregar aos seus colaboradores a capacitação que necessitam quando se trata de suas respectivas carreiras, proporcionando-lhes acesso ao aprendizado de novas línguas e à compreensão de outras pessoas e suas culturas, especialmente no atual cenário globalizado. Também vale lembrar que além das habilidades técnicas, as habilidades interpessoais ou soft skills são extremamente valorizadas nos negócios atualmente.

three women of color

Linguagem Inclusiva no espaço de trabalho

Ter uma linguagem inclusiva no espaço de trabalho não significa que deve-se impor uma única linguagem para os negócios, mas sim ter uma troca que ocorra de forma respeitosa, relevante e certeira.

Para alguns, discutir sobre o tipo de linguagem no espaço de trabalho não é tão importante, mas desenvolver essa característica é uma forma eficaz de criar uma cultura produtiva e inclusiva para todos no espaço de trabalho. Isso ocorre, pois a forma que nos comunicamos com o outro auxilia na construção da cultura organizacional.

Aqui temos algumas formas específicas de como alcançar um treinamento de idiomas inclusivo na sua empresa:

two lgbt guys

Conclusão

Com as organizações atuando globalmente, torna-se necessário trazer o foco para o treinamento de idiomas, elevando o nível de cooperação e colaboração entre os funcionários. A comunicação entre culturas é a área chave a ser estudada. Para que a comunicação empresarial seja perfeita, é melhor começar a oferecer aulas de idiomas diferentes aos seus colaboradores.