No ambiente de trabalho moderno, a melhoria constante das habilidades pessoais são investimentos cada vez mais valiosos. Um estudo recente da empresa de recrutamento Hays relata que 77% dos empregadores entrevistados ​​dizem que os indivíduos que procuram aperfeiçoar suas aptidões regularmente são candidatos mais interessantes. Além disso, uma pesquisa da PwC revela que 38% dos CEOs no mundo todo estão extremamente preocupados com a falta de habilidades chave, entendendo isso como uma ameaça ao crescimento dos negócios. É por isso que as organizações estão alocando recursos para qualificar seus funcionários; fornecendo oportunidades de avanço pessoal e preenchendo a lacuna de habilidades que afetam a produtividade, o envolvimento e a competência da organização.

Com um enorme mudança de capacitações em curso, a necessidade competitiva global dos profissionais anda de mãos dadas com a exigência de uma comunicação eficaz com os outros profissionais, assim como com seus clientes. Felizmente, há um método que aprimora as habilidades sociais e a proficiência em idiomas ao mesmo tempo: Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Idiomas.

Definindo Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Idiomas

A Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Idiomas (CLIL) é uma estratégia sutil de estudo de idiomas que organiza a instrução em torno de um conteúdo relevante a quem aprende.

Em outras palavras, o aluno estará estudando uma temática específica e fazendo o uso de uma língua estrangeira. Basicamente, é aprender através de um idioma, dando ao aluno a oportunidade de aprender um conteúdo orientado para o assunto de interesse e ao mesmo tempo adquirir uma nova língua.

O que faz da CLIL uma metodologia amplamente utilizada para a aprendizagem de línguas é que ela aumenta a motivação dos alunos ao incorporar tópicos que interessam, melhora a internalização e é relevante para situações da vida real.

O uso do CLIL na reciclagem

Na reciclagem de um profissional, um curso que una um determinado assunto com o idioma preenche duas necessidades com uma só ação. No contexto corporativo, o aprendizado de idiomas, entrelaçado com as terminologias relacionadas a negócios, não seria mais benéfico para os funcionários? Assim, seja o assunto negócios, vendas ou marketing, a CLIL também pode aprimorar o campo de conhecimento do aluno em uma linguagem universal.

Digamos que os alunos estejam aprendendo a vender produtos a um cliente em potencial ou como apresentar uma proposta de projeto, se o conteúdo é dado em um idioma que ele precisa aprender por ser necessário em tarefas diárias, ele não economiza apenas tempo, mas também otimiza a eficiência.

O que isso significa no aumento de habilidades para os funcionários

Ao utilizar o método CLIL, os alunos irão não só aproveitar o processo de aprendizagem devido à relevância dos tópicos para eles, mas aumentarão também as suas capacidades de comunicação, que são bastantes cruciais neste período de procura de habilidades interpessoais no panorama global.

Quais competências, além do conhecimento adicional para uma área de sua especialização, são desenvolvidas através da CLIL? Aqui estão alguns atributos:

Aliviando a pressão do CLIL

De fato, o Aprendizado Integrado de Conteúdo e Linguagem é um divisor de águas para as áreas de T&D hoje, pois os benefícios vão além dos detalhes técnicos. No entanto, é essencial lembrar que, quando nos concentramos muito no estudo de todos os conceitos, estilos e regras gramaticais que existem para uma língua, há uma certa pressão em conseguir tudo na primeira tentativa ou em um curto espaço de tempo.

Agora quando a informação é apresentada de uma forma que você não sinta que está sendo exageradamente ensinada, isso aumenta a capacidade de absorver conteúdo. Assim, administre o ritmo de integrar sutilmente uma segunda língua, porque cada método de aprendizagem, mesmo o CLIL, é um processo contínuo.