Com a introdução de novas tecnologias, houve uma mudança notavelmente rápida de como as pessoas aprendem e trabalham. A força de trabalho atual tornou-se mais ágil e o mercado inova-se continuamente para acompanhar o ritmo do cenário de negócios em constante mudança. Assim, agilidade e transformação digital se entrelaçam perfeitamente. De fato, 68% das empresas identificam a agilidade como uma das propostas mais importantes na digitalização.

Força de trabalho: mais ágil do que nunca

Mais e mais pessoas estão entrando na mercado de trabalho com o desenvolvimento constante de habilidades especializadas. De acordo com o relatório Future Workforce HR 2018 da Upwork, novos talentos estão ficando cada vez mais difíceis de encontrar, pois as especializações estão evoluindo a uma taxa sem precedentes. De fato, 61% dos mais de 200 gerentes de RH entrevistados prevêem que a maioria dos empregos feitos hoje não existirá em 10 anos. Isso representa um desafio para os líderes de RH em relação a quais tendências de treinamento e desenvolvimento eles estão adotando para conquistar uma força de trabalho mais flexível e competente.

Com antigas habilidades tornando-se desatualizadas, a tecnologia evoluindo e a globalização expandindo nosso alcance, os líderes de aprendizado devem ser capazes de responder às necessidades dos novos funcionários. A “internet das coisas” pode realmente pagar dividendos e criar valor para o negócio somente se alavancada de forma eficaz. Isso levanta a questão: como os líderes de RH estão aprimorando as habilidades dos funcionários para ajudar a impulsionar os negócios? Aqui estão algumas diretrizes para maximizar a transformação digital para lidar com a iminente lacuna de habilidades:

Avaliar quais habilidades precisam ser aprimoradas

Com uma crise de qualificação em curso, as empresas precisam se certificar de enfrentar essas deficiências de frente. Antes de introduzir a transformação digital aos funcionários, é importante avaliar no que o conjunto atual de habilidades da organização é contra os requisitos exigidos pela iniciativa digital. Ao identificar quais lacunas devem ser preenchidas, é mais fácil para os tomadores de decisão planejar um roteiro de como eles podem reformular a força de trabalho de sua empresa. Os profissionais de RH também devem observar que isso não se limita apenas a habilidades técnicas, mas também a habilidades interpessoais. Por mais que as habilidades técnicas desempenhem um grande papel no mercado, as habilidades sociais também devem ser focadas para que elas sejam mais necessárias do que nunca, pois é um fator-chave para o sucesso e torna o local de trabalho comprometido e produtivo.

Prosperar na era digital exige que as empresas repensem todos os aspectos de seus negócios e modelos operacionais. Adam O’Neill, diretor da Y Soft Austrália, disse que sem um planejamento eficaz dos recursos necessários para alcançar a transformação digital, as organizações podem se encontrar com uma lacuna de habilidades que atrasa os objetivos de transformação. Sendo assim, avalie as capacidades e fraquezas de seus funcionários para que medidas correspondentes possam ser tomadas para lidar com suas lacunas de habilidades. Quem sabe, alguns funcionários podem estar maduros para reciclagem, oferecendo novas oportunidades para o crescimento de habilidades?

Define a estratégia digital que sua organização precisa

No caso da ANZ, um participante chave no setor bancário, embora 57% de seus CHROs tenham se dedicado à transformação digital, a maioria dos líderes de RH ainda está atrás de suas contrapartes globais. Isso significa que apenas adotar mudanças digitais no local de trabalho não garante necessariamente que os principais talentos surjam. Também é preciso obter a combinação certa de estratégias em sua organização e práticas de T&D para impulsionar efetivamente a mudança digital. Assim, depois de determinar quais habilidades precisam ser refinadas ou quais habilidades precisam ser ensinadas, a organização deve elaborar um plano sobre o plano de ação em resposta à falta de qualificações.

Seja introduzindo funcionários em novos esquemas digitais no local de trabalho ou refazendo processos internos, a abordagem mais adequada à sua empresa e, em última análise, aos funcionários, é o caminho a percorrer. Ter um plano de jogo de quais passos serão tomados para desenvolver uma força de trabalho pronta para o futuro, irá mais ou menos abrir caminho para o seu sucesso em Treinamento e Desenvolvimento.

Fornecer treinamento relevante e contínuo por meio da tecnologia

Abordar a lacuna de habilidades exige que os empregadores forneçam treinamento contínuo para ajudar os funcionários a manterem suas habilidades e conhecimentos atualizados. Ao reciclar a força de trabalho existente e contratar novos talentos, os líderes de RH devem entender a importância das habilidades técnicas e sociais. O local de trabalho está em constante progresso, e é alarmante para os funcionários acompanharem o ritmo do novo mundo, considerando que as habilidades que eles já possuem podem se tornar obsoletas no futuro. Preparar funcionários para essa mudança deve começar com as práticas de aprendizado e desenvolvimento dos empregadores. E por meio de várias práticas de e-Learning, como coaching ao vivo, microlearning, blended learning, eWriting e outras tendências de aprendizado no local de trabalho, as empresas podem utilizar tanto as habilidades técnicas como as habilidades sociais de seus funcionários.

Com a transformação digital em andamento, as organizações devem aproveitar a tecnologia no local de trabalho. Melhor ainda, também pode fornecer métricas para revelar o ROI de seus esforços de treinamento corporativo também.

Abordando a lacuna de habilidades com a digitalização

Com inúmeras tendências de aprendizado, sistemas e abordagens de gerenciamento de aprendizado, incorporando a digitalização em uma organização e implementando-a efetivamente a longo prazo podem ser esmagadores. Conhecer as necessidades e preferências das pessoas em sua organização é fundamental para a criação de cursos de aprendizagem que tirem o máximo proveito de seus esforços de treinamento. Está na hora de considerar a transformação de suas tendências de treinamento e desenvolvimento para a esfera digital. Então, você está preparando sua força de trabalho para o futuro?