Toda a aprendizagem procura obter conhecimentos e experiências novas que se traduzam numa mudança permanente na vida de cada indíviduo, como afirma Ellis Ormond no seu livro Aprendizagem Humana (Pearson Educación, 2005). Esta aprendizagem evoluiu ao longo dos anos para se adaptar ao grupo a que se dirige e aumentar a sua eficiência.

A Pedagogia é o modelo de aprendizagem mais conhecido. Tal como a definição dos especialistas em Educação, a Pedagogia é a ciência que considera a educação como o seu principal interesse de estudo, diversifica-se segundo o tipo de educação que quer colmatar e cujas técnicas de ensino têm um nexo comum: estarem centradas na aprendizagem das crianças e dos adolescentes.

Durante os últimos anos desenvolveu-se um novo modelo de aprendizagem que centra o seu estudo na orientação do ensino a pessoas adultas: a Andragogia. Esta ciência que foi utilizada pala primeira vez em 1833 por Alexander Kapp (professor alemão) referindo-se à escola de Platão. Centra-se na auto-aprendizagem e motivação interna de cada indivíduo (Knowles, M. S. (1968). Andragogy, not pedagogy. Adult Leadership, 10 (10), 350-352, 386):

O aluno como epicentro do modelo de aprendizagem:

Como tal, falamos de um conteúdo completamente personalizado, aumentando assim o nível de interesse e a motivação graças à existência de uma predisposição prévia.

Emersão no mundo laboral:

Neste cenário, a Andragogia está pensada para alunos que estão emersos no mundo laboral e que têm outros padrões de interesse ou desempenho a nível de aprendizagem. Requer, como tal, novas formas de acesso flexível à educação e a Andragogia como modelo educativo representa uma alternativa.

O professor como facilitador de conteúdo relevante para o aluno:

Outro dos pontos que serve como elemento de diferenciação entre estes dois modelos de aprendizagem é a comunicação que se cria entre professor e aluno: na Pedagogia cria-se uma relação unidireccional desde o professor, como fonte de informação e tutor do processo de aprendizagem, ao aluno; na Andragogia, pelo contrário, o professor é um facilitador dentro de um modelo participativo, horizontal e flexível.

Em consonância com a actual tendência de lifelong learning, na goFLUENT apostamos num modelo de aprendizagem baseado na Andragogia já que consideramos a auto-aprendizagem e a motivação interna como os grandes impulsionadores do ensino:

A goFLUENT converte-se assim num facilitador de conteúdo relevante com flexibilidade 24/7: exercícios de microlearning, conteúdos programados e personalização da formação.

Quer saber mais sobre a nossa formação baseada na Andragogia? Contacte-nos e prestamos-lhe acessória.