Learn how corporate language training improves the employee experience. Empower and equip your team with the right tools, skills, and mindset in the workplace.

Ao longo dos anos, mais e mais empresas têm investido em treinamento de idiomas. Anteriormente, abordamos  como isso ajuda as organizações a crescerem, independentemente do setor. Agora, mudaremos o foco para entendermos o impacto do ensino de idiomas na experiência do funcionário, especialmente no contexto pós-pandemia.

É importante lembrar a pandemia do COVID-19 forçou as empresas a mudarem o aprendizado corporativo do presencial para o ambiente digital et ambém exigiu uma estratégia de upskilling e reskilling aprimorada. Além dos líderes que tiveram de tomar decisões difíceis, os funcionários também tiveram que adaptar-se ao novo contexto.

Em meio às mudanças, como as organizações cuidaram do bem-estar de seus colaboradores? Como garantir uma experiência positiva para os funcionários?

A “Grande Renúncia” e a experiência do colaborador

Uma pesquisa da consultoria global Gallup afirma que 48% ou quase metade da população economicamente ativa nos Estados Unidos está procurando novas oportunidades de trabalho. A demissão em massa e a busca ativa de emprego em todos os setores levaram ao novo termo, a “Grande Renúncia” ou, em inglês, “Great Resignation”. A principal razão para isso? Falta de engajamento.

Para combater o desengajamento, receber remuneração compatível não é mais suficiente. É essencial ter um senso de propósito e pertencimento na organização, o que nos leva à experiência do funcionário.

Derivada da experiência do cliente ou da mentalidade centrada no cliente, a experiência do funcionário, ou employee experience coloca os holofotes no ativo mais valioso de qualquer organização, os funcionários. O conceito trata de atender seus desejos e necessidades e ir além de fornecer um ambiente de trabalho satisfatório. O objetivo é tornar o trabalho positivo e motivador.

Embora a experiência do funcionário tenha muitos elementos, um tópico que vale a pena destacar é o treinamento. É preciso dar aos funcionários as ferramentas, habilidades e mentalidade necessárias para um ambiente de trabalho em constante mudança.

Como melhorar a experiência do funcionário por meio de treinamento de idiomas corporativo

No ambiente de trabalho pós-pandemia, as habilidades tecnológicas, as habilidades cognitivas e as habilidades culturais  encontraram um ponto em comum. A capacidade de se conectar, comunicar e colaborar efetivamente são habilidades essenciais que devem ser evidentes presencialmente ou online. No aprendizado de idiomas, essas habilidades sociais são abordadas.

Para impactar a experiência do funcionário de forma positiva, no entanto, o treinamento de idiomas corporativo é a melhor opção. Ao fornecer um caminho para que seus funcionários aprimorem suas habilidades linguísticas junto com seus colegas de trabalho, eles adquirem competências e ampliam suas perspectivas de crescimento e desenvolvimento.

Abaixo estão três maneiras pelas quais o treinamento de idiomas corporativo melhora a experiência do funcionário.

Incentiva o crescimento, trazendo aprendizado para os funcionários onde quer que estejam

De acordo com uma pesquisa de T&D  da organização de gestão de RH Chartered Institute of Personnel and Development (CIPD), uma das tendências de treinamento corporativo é mudar de aulas puramente presenciais para aprendizado híbrido ou aprendizagem digital.

Da mesma forma que seus funcionários realizam tarefas por meio do trabalho remoto, o treinamento deve ser acessível, relevante e flexível. Os formatos de trabalho evoluíram, e o mesmo deve ocorrer com o treinamento corporativo!

Felizmente, o treinamento de idiomas corporativo  pode ser feito em pílulas, a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Ele permite o aprendizado virtual no momento mais conveniente para o aluno, garantindo o acesso irrestrito ao aprendizado de idiomas.

Inspire seus funcionários a aprimorarem suas habilidades e buscarem crescimento através do treinamento online de idiomas.

Melhora as habilidades de comunicação, aumenta a confiança e a produtividade

Incorporar o treinamento de idiomas corporativo no programa de T&D ajuda os funcionários a ganharem confiança para se expressar livremente, conectar-se com as pessoas e tornar-se mais produtivos no local de trabalho.

Com o treinamento de idiomas, as habilidades de comunicação oral e escrita são aprimoradas. Como resultado, os funcionários sentem-se mais preparados para lidar com reuniões de negócios, sessões de brainstorming, relatórios, entre outros. Eles gastam menos tempo resolvendo problemas de comunicação e mais tempo se concentrando no trabalho efetivamente.

Em linhas gerais, funcionários mais confiantes  têm o poder de assumir responsabilidades e se conectarem com pessoas de todo o mundo.

Permite a aprendizagem social, promove a colaboração e proporciona um sentimento de pertencimento

Para aprender efetivamente um novo idioma, é necessário prática e dedicação. Isso torna as aulas em grupo dentro da empresa ideais, pois os funcionários podem aprender uns com os outros. A experiência compartilhada torna o aprendizado mais fácil e rápido.  Além disso, o aprendizado social  mantém os funcionários engajados e motivados.

Além disso, quando as empresas investem em treinamento de idiomas que apresenta conteúdo relevante de acordo com a função e setor de cada aluno, elas incentivam os funcionários a se conectarem com seus colegas de trabalho, estimulam a colaboração e fornecem uma melhor compreensão do papel de cada um na organização.

Encontrando o fornecedor de treinamento de idiomas corporativo adequado

Para fornecer treinamento corporativo de idiomas aos seus funcionários, é vital considerar a plataforma de treinamento, os cursos disponíveis e a modalidade de aprendizado. Sempre coloque seus funcionários no centro de seu planejamento de T&D, pensando em como você pode torná-lo acessível, relevante e motivador para eles.

A goFLUENT acelera o aprendizado de idiomas fornecendo diferentes atividades que podem ser feitas no ritmo e disponibilidade individuais dos alunos, que recebem o conteúdo de forma personalizada.

Por meio de Inteligência Artificial na plataforma, cada funcionário experimenta um aprendizado personalizado de acordo com suas habilidades e setor, além de dispor de um espaço colaborativo com colegas em uma sala de aula virtual. Instrutores especializados estão presentes para conduzir as aulas de idiomas e fornecer feedback para cada aluno.

Ao escolher um fornecedor de treinamento de idiomas corporativo como a goFLUENT, as organizações podem implantar estratégias de treinamento globais que permitem que os funcionários tenham sucesso no ambiente de trabalho em constante evolução.

Conclusão

Quando se trata de melhorar a experiência dos funcionários, o objetivo final do treinamento de idiomas é desenvolver habilidades de comunicação no ambiente de negócios e mantê-los felizes e motivados.

Oferecer treinamento de idiomas corporativo vai além de escolher as ferramentas certas. Ele capacita os funcionários ao criar um ambiente de aprendizado acolhedor e um espaço social colaborativo dentro da organização.