Pesquisas têm mostrado que um alto nível de engajamento entre os alunos está constantemente associado com métodos de instrução que envolvem técnicas ativas de aprendizagem. Diferentemente do ensino passivo, no qual os alunos apenas assistem, leem ou escutam, a aprendizagem ativa envolve desafios do mundo real, colaboração e interação na resolução de problemas. Isso engaja e motiva os alunos, promovendo permanência e melhor compreensão do material do curso. Esse cenário é especialmente evidente para um treinamento de idiomas.

Como o eLearning ultrapassa as aulas tradicionais em sala de aula, os profissionais de T&D devem filtrar entre numerosos programas, com níveis variáveis de interação, a fim de encontrar um que irá promover o melhor custo benefício. A interatividade de um programa de eLearning pode ser determinada pela quantidade de ferramentas disponíveis para ajudar no engajamento do aluno.
Aqui estão oito aplicações interativas para encontrar uma aprendizagem ativa durante os programas de treinamento eLearning :

Ferramentas de Avaliação

A avaliação, quantificação e informação do nível de progresso da aprendizagem são importantes fatores em qualquer treinamento e nem todos os programas de eLearning têm recursos suficientes para fazer essa avaliação. Ferramentas de avaliação podem incluir: testes de nivelamento, quizzes regulares e pesquisas de satisfação, que não apenas engajam os alunos, mas também disponibilizam informações úteis para os provedores do treinamento entenderem a efetividade do programa.

Trilhas de Aprendizagem Personalizadas

Um só formato de aprendizagem não atende a todos. Procure por um eLearning que não trate todos os alunos da mesma forma. Um treinamento com trilhas de aprendizagem adaptáveis às especificidades e objetivos individuais fazem da aprendizagem uma experiência muito mais relevante e significativa.

Uma biblioteca de recursos com ferramenta de busca

Uma biblioteca completa é uma ferramenta valiosa para que os alunos encontrem exatamente o que precisam em qualquer momento. A ferramenta de busca é especialmente importante para os alunos que pretendem aplicar novas habilidades em situações da vida real.

Lousa Interativa

A lousa interativa é um recurso revolucionário em uma plataforma de eLearning. Ela permite que tanto os alunos quanto os professores se comuniquem ou expliquem ideias e conceitos visualmente, sem ter que estar de forma presencial. É especialmente útil para aprender um novo idioma através de soluções de ensino à distância. Lousas interativas podem até permitir que os alunos e professores trabalhem juntos em documentos com anotações enviados pelo aluno durante as sessões de aula virtual.

Salas de Chat

Quanto mais maneiras os alunos puderem se expressar e praticar seu novo idioma, melhor. O chat oferece aos alunos uma maneira imediata de falar com outros alunos e com seu professor no portal.

Fóruns

Ao contrário do chat, onde as conversas podem aparecer apenas por um curto período de tempo, os fóruns permitem que os alunos publiquem perguntas ou ideias que estarão disponíveis por um período mais longo. Isso dá a oportunidade de interagir com o post a mais pessoas, mesmo em fusos horários distintos. Os fóruns são ótimos para discutir tópicos específicos em detalhes, compartilhar melhores práticas de aprendizado e receber novidades e dicas.

Conferência por voz

Não há dúvida de que a prática da comunicação oral é essencial quando se está aprendendo um novo idioma. Um recurso de conferência por voz que permite que os alunos pratiquem suas habilidades recém-adquiridas entre si ou com um professor pode ser útil para alunos que possam estar tentando aprender um idioma por conta própria.

Capacidade Móvel

A mobilidade do eLearning permite que o aluno leve seu treinamento e lições em seu bolso. Hoje, os dispositivos móveis são uma extensão de quase toda a classe trabalhadora. Com esta ferramenta flexível, os profissionais podem desenvolver conhecimentos e habilidades, quando e onde for conveniente para eles.

Existem várias maneiras pelas quais as aplicações de eLearning para treinamento de idiomas podem ser produtivas aos profissionais de hoje. A popularidade do eLearning está possibilitando envolver totalmente os alunos e proporcionar um nível de treinamento de 360 ​​graus sem a necessidade de agendar sessões de aulas presenciais. Podemos esperar que a tecnologia continue a transformar a maneira como aprendemos novos idiomas, assim como na última década. Ao longo dos anos, o treinamento em eLearning evoluiu de uma experiência de aprendizado mais passiva para uma experiência cada vez mais ativa e eficaz.